#11 Evolução galariana e mudança de formas! [Almanaque SwSh 04]
Ao contrário de Julho, dessa vez fomos avisados com antecedência de que no dia 07 de Agosto receberiam novas informações sobre os jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield. Por Agosto geralmente ser o mês em que as mecânicas mais malucas e interessantes da geração são reveladas, a ansiedade e a animação para a data aumentaram a cada hora que o momento ficava mais perto. Ao longo do mês também recebemos mais novidades sobre os jogos, quando foram divulgados vídeos no dia 16 e no dia 20. Embora os outros dois trailers lançados sejam animadores, vou me restringir as novidades do dia 07 pois foi somente através do primeiro trailer que novos Pokémon foram anunciados. Através dos canais oficiais do YouTube, fomos apresentadas a novos rivais, que serão de extrema importância para a história dos jogos; uma nova equipe vilã, que é basicamente a personificação de um grupo de fãs tóxicos; e a volta das formas regionais, assim como novos Pokémon. A diferença entre Galar e Alola, entretanto, é que as galarian forms podem evoluir! Junto dos fenômenos de Dynamax e Gigantamax, Pokémon Sword e Pokémon Shield trazem a possibilidade de formas regionais de Pokémon se tornarem espécies nunca vistas antes. E é isso que vamos explorar nessa edição do Almanaque SwSh (inclusive, consegui escolher um nome para todos esses textos meio "indo até a origem dos novos Pokémon").
O primeiro caso de formas galarianas (galarian forms) que possuem evoluções novas, temos Zigzagoon e Linoone, e eles não poderiam ter sido feitos de forma mais interessante. Ao contrário das formas descobertas em Hoenn e encontradas em todas as gerações anteriores, os Zigzagoon (Pokémon Guaxinim Pequeno) e Linoone (Pokémon Apressado) de Galar lembram muito mais texugos do que os tanukis e guaxinins de fato. Eles apresentam o tipo Dark além do Normal, e um estilo de pelagem que lembra o corpo listrado do texugo europeu (Meles meles), ao invés dos tons caramelos encontrados em outras regiões. O estilo não só toma como referência a pelagem natural desses animais, mas também estilos góticos e punks de maquiagem (irei aprofundar sobre isso depois).
O que torna o caso interessante é que segundo o site oficial, o Zigzagoon galariano seria a forma mais ancestral da espécie. Portanto, a versão que sempre conhecemos foi a que apareceu depois da "colonização" do Zigzagoon de Galar em outros lugares, o que trás implicações importantes. Uma delas, como o próprio site diz, é que o comportamento deles foi alterado devido aos fatores externos dos outros lugares até que a espécie se tornasse mais "mansa", indo de super ativo e agressivo a um movimento estereotipado em zigue-zague. A outra, é que a evolução exclusiva dos Linoone galarianos, Obstagoon, se perdeu devido a falta de pressão ambiental que era pré-requisito para que eles atingissem esse nível de força. Uma hipótese pode ser de que uma região como Hoenn, onde se tem um ambiente tropical com muito alimento para predadores oportunistas como eles, mas cheio de vegetação alta, seleciona predadores mais sorrateiros e silenciosos ao invés de espécies extremamente agressivas e barulhentas, que entregariam rapidamente sua posição. Isso provocou um ambiente melhor para Linoone rápidos e mais temperados prosperarem do que o ambiente competitivo e territorial de Galar.
Lembrando que o site oficial indica não ser um caso único, as implicações que essa evolução tem para a franquia são oportunidades de localizar os Pokémon mais ainda do que em Pokémon Sun e Pokémon Moon. Se olharmos o mundo do jogos de maneira biológica, nenhuma região tem espécies completamente iguais. Um população de Mareep em Unova não tem a mesma genética de uma população em Johto, assim como o ambiente de Alola alterou o crescimento observado por Exeggutor, diferente das populações que habitam Kanto. Faz bem mais sentido que regiões cada vez mais diferentes das quatro primeiras (quando ainda eram baseados no Japão) apresentem Pokémon que podem ser de mesma espécie mas estão adaptados a condições locais. O webmaster do site serebii.net, Joe Merrick, me chamou atenção para outra implicação que uma forma regional evoluir para um Pokémon totalmente novo tem na lógica interna dos jogos: se resolve aí o Paradigma do Eviolite (tradução minha para o que ele chama de Eviolite Conundrum). O item Eviolite aumenta as defesas de Pokémon que ainda podem evoluir, e quando um Pokémon antigo evolui em uma nova geração a consistência interna deve ser mantida, criando o seguinte paradigma: se um Pokémon não recebe seu bônus, ele deve se manter assim ou o item deve ser deletado dos jogos. Pode parecer contraditório se pensarmos que Sylveon foi apresentado depois da quinta geração, ou seja, depois da criação do Eviolite, mas a verdade é que Eevee já possuía evoluções e portanto já podia receber os bônus do item. Agora, como só as novas formas regionais de Galar conseguem evoluir, o Eviolite tem efeito sobre o Linoone galariano, porém continua sem surtir efeito no Linoone hoenniano (?) que já era conhecido, pois esse não é mais capaz de atingir o estágio de Obstagoon.
Falando em Obstagoon, o Pokémon Bloqueador continua as referências a cultura punk e os texugos europeus. A associação entre a linha evolutiva e a juventude revoltada de Galar lembra a relação que o movimento punk nos anos 70 no Reino Unido teve com a visão política das camadas mais jovens, sendo sua moda um tipo de posicionamento político contra o sistema inclusive. Obstagoon apresenta um padrão de pelos que lembra as maquiagens feitas por punks e góticos, além de um moicano e roupas semelhantes a uniformes de couro. Gene Simmons da banda KISS, que possuía o estilo de maquiagem como base para Obstagoon, disse que se sentiu lisonjeado com a homenagem que a banda recebeu. Do lado biológico, Obstagoon explora a estrutura social dos texugos e seus hábitos alimentares: eles vivem em clãs, assim como os Pokémon, mas não caçam juntos, só defendem um mesmo território. Isso faz com que a agressividade de Obstagoon e seu método de evolução por resiliência sejam condizentes com a forma que esses animais vivem na natureza. O que diferencia um clã do outro é o cheiro que esses animais deixam, e um estudo mediu o volume de cada alimento em fezes encontradas, mostrando que apesar de eles comerem minhocas na maior parte das vezes (e as encontram no chão, as garras servem para proteção do território) há uma variação em sua alimentação de acordo com a disponibilidade.
Pessoalmente, essa foi a melhor parte do pequeno trailer (ou vídeo, chame como quiser). Proporcionar uma evolução a Pokémon antigos era algo que eu queria dos jogos desde X e Y, quando só tivemos Sylveon. A tipagem da linhagem toda me pareceu estranha e até desnecessária, entretanto. O estilo punk me pareceu a desculpa perfeita para que Zigzagoon e Linoone se tornassem Dark puros, e não é um malabarismo imaginar Obstagoon como Dark/Fighting. O tipo Normal, na minha opinião, não favorece os três de forma alguma, e como disse o design apagou os traços que poderiam indicar seu tipo. O que fica é a impressão de que é intencional a semelhança com os tipos de Rattata e Raticate alolanos para emular uma certa união entre os normais de primeira rota que foram para o caminho do mal, mas resulta somente na fraqueza ainda maior a ataques Fighting. Falando especificamente de Obstagoon, que no final acabou sendo o único Pokémon novo de verdade desse trio, achei que ele se encaixou bem com os outros últimos estágios evolutivos no vídeo lançado no evento de abertura do Pokémon Worlds Championship 2019, eu tinha medo de que ele ficasse muito caricato fora do contexto Team Yell e Marnie, mas ele combinou como final de cadeia. Vamos esperar para ver como serão sua habilidades durante as batalhas.
O Weezing galariano também foi uma surpresa, já que muitos fãs tinham a impressão de que ele iria aparecer em Alola. Agora do tipo Posion/Fairy, Weezing parece muito o personagem mascote do jogo Monopoly, o empresário Rich Uncle Pennybags, que teve sua primeira aparição nos anos 40. Entretanto, a semelhança existe pelas usinas em forma de top hat em cada parte do Pokémon, um chapéu de seda preta ou cinza utilizado em situações formais no países europeus e norte-americanos no século passado. Atualmente, ele continua sendo acessório de homens em ocasiões formais no Reino Unido, principalmente aquelas ligadas a monarquia.
O que está mais presente no Pokémon Gás Venenoso é a poluição (duh), só que agora de uma forma diferente. O Pokémon que antes representava a poluição do ar, agora representa a sua limpeza. A poluição de ar é um problema real presente na história do país, devido a sua era de forte industrialização. Existe até um fenômeno que levou a uma preocupação grande do governo em relação a poluição presente no país: em 1952, uma grande neblina fria cobriu a cidade de Londres impedindo que os poluentes se dispersassem. Com a falta de visibilidade gerada inicialmente, e o fato de estarem no meio do inverno, os londrinos começaram a utilizar mais carvão em suas casas, o que causou uma grande fumaça durante quase quatro dias, resultando em zero visibilidade de alta ingestão de ar poluído pelos cidadãos. Segundo uma enfermeira da época, a fumaça era tão grande que ela atravessava as roupas e manchava de negro as peças íntimas. No fim, morreram quase 12 mil pessoas.
Atualmente 44 cidades do Reino Unido estão com níveis de poluição acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo estimado que a poluição do ar causa 40.000 mortes prematuras no país. Quase 8% ou 50.000 das mortes que acontecem são ligadas a poluição do ar, afetando desproporcionalmente as pessoas mais pobres, causando problemas cardíacos e nos pulmões. Só a asma custa 1 bilhão de libras por ano para a nação européia. O Weezing galariano, com seu tratamento natural de gases poluentes, presta um papel a nação similar ao de Rolycoly: desempenha uma função em Galar que salvaria muitas das vidas que foram perdidas na história do país. É muito interessante perceber como a pesquisa e desenvolvimento desses Pokémon afetam a forma como a história do Reino Unido é transportada para os jogos.
Apesar de não ter me agradado o suficiente para utilizá-los em minha equipe in-game, a brincadeira entre eles serem filtros de ar e sua forma lembrar fábricas emitindo poluição é a pitada de criatividade que eu esperava da Game Freak. Porém o destaque do Weezing galariano fica em sua segunda habilidade: Neutralizing gas. Com o poder de bloquear todas as habilidades dos Pokémon em campo, eu entendi Neutralizing gas como uma verdadeira sacudida nas batalhas competitivas até agora, principalmente no VGC. Parece até que os criadores e desenvolvedores estão cansados de ver campeonatos oficiais cheios das mesmas equipes com os mesmos Pokémon e procuraram encontrar algum jeito de desestabilizar os jogadores. A chave para o sucesso de Weezing galariano é a adição do tipo Fairy: com as vantagens defensivas e movimentos de cura ou suporte do tipo adequados, Weezing tem chances de sobreviver mais dentro do campo de batalha. Será que Weezing causará um impacto ou ficará esquecido depois dos primeiros meses do lançamento? E se ele se tornar uma parte importante dos metagames, será o desestabilizador proposto ou se tornará só mais um dos Pokémon repetidos por todos?
Apesar de não ter me agradado o suficiente para utilizá-los em minha equipe in-game, a brincadeira entre eles serem filtros de ar e sua forma lembrar fábricas emitindo poluição é a pitada de criatividade que eu esperava da Game Freak. Porém o destaque do Weezing galariano fica em sua segunda habilidade: Neutralizing gas. Com o poder de bloquear todas as habilidades dos Pokémon em campo, eu entendi Neutralizing gas como uma verdadeira sacudida nas batalhas competitivas até agora, principalmente no VGC. Parece até que os criadores e desenvolvedores estão cansados de ver campeonatos oficiais cheios das mesmas equipes com os mesmos Pokémon e procuraram encontrar algum jeito de desestabilizar os jogadores. A chave para o sucesso de Weezing galariano é a adição do tipo Fairy: com as vantagens defensivas e movimentos de cura ou suporte do tipo adequados, Weezing tem chances de sobreviver mais dentro do campo de batalha. Será que Weezing causará um impacto ou ficará esquecido depois dos primeiros meses do lançamento? E se ele se tornar uma parte importante dos metagames, será o desestabilizador proposto ou se tornará só mais um dos Pokémon repetidos por todos?
Morpeko, o Pokémon Bilateral, é mais um para a coleção de pika clones, o grupo de roedores elétricos que sempre são lançados a cada nova região. Dessa vez, temos também o primeiro Pokémon com formas alternativas da região, e um tipo não usual para Pokémon que geralmente se tornam mascotes da geração: Electric/Dark. Como reflete seu nome, Morpeko foi baseado em um porquinho-da-índia, um roedor domesticado aqui na América do Sul que serve de bichinho de estimação em todo o globo. Também chamados de preá, cobaia e cavy, em inglês, os animais são parentes dos roedores encontrados no nosso continente e servem de fonte de proteína para as populações tradicionais, além de serem criadas como pets. A diferença de Morpeko e os animais do gênero Cavia é que os últimos não são conhecidos por guardar alimentos e se alimentares de sementes. Esses animais possuem hábitos mais pastadores, preferindo gramíneas e outras plantas parecidas, ao contrário do que foi mostrado para o Pokémon. Essa contradição me fazem pensar que Morpeko é na verdade uma mistura da aparência do porquinho-da-índia (e existem alguns que se parecem muito com o Pokémon) com os hábitos de alimentação e comportamento de outro roedor, o hamster. E é nesse animal que eu acredito que a mudança de forma foi baseada.
Os hamsters são roedores onívoros, ou seja, eles podem se alimentar de fontes vegetais e de insetos. Entretanto, sua dieta se constitui mais de matéria vegetal seca e dura (o que ajuda no desgaste de seus dentes de roedor, que não param de crescer). Para aqueles que são donos desses animais, é recomendável que se dê sementes na maioria das refeições, mas também pedaços de cenouras, repolhos, couve-flor, brócolis, outros vegetais, leguminosas e plantas selvagens. A alimentação se dá geralmente em refeições pequenas e discretas separadas por intervalo, e podemos inferir de forma superficial que no habitat original da espécie mais comum (o hamster sírio Mesocricetus auratus), áreas secas sem muito cobertura, esse comportamento torna a sobrevivência bem mais fácil. Os sistemas que controlam esse comportamento alimentar estão ligadas as necessidades energéticas dos animais, e como há uma alta taxa metabólica nos pequenos roedores, ou seja, eles gastam muito da energia dos alimentos consumidos em um curto período de tempo, a alimentação se torna algo constante (dentro do comportamento já estabelecido). Portanto, se torna comum a acumulação de sementes e outros alimentos pelos hamsters, principalmente em suas casas ou tocas e bochechas.
Além das necessidades metabólicas de um ser vivo normal, baseado no modelo dos roedores, os Morpeko gastam muita energia produzindo eletricidade em bolsas especiais. Assim, eles guardam sementes e frutas em bolsas presentes em seus abdômen para comer quando ficam com fome, porém mesmo com essa vantagem há um gasto das reservas energéticas bem rápido. Com a fome, os Pokémon passam por um desequilíbrio hormonal, se tornando mais agressivos e famintos, e é aí que a habilidade Hunger Switch entra: uma mudança de comportamento é representado pela transformação do Pokémon em algo que parece bem mais um boneco diabólico, que afeta também o tipo do movimento Aura Wheel de Electric para Dark.
O roedor elétrico me lembrou muito Golisopod, um Pokémon que parece ter sido pensado exatamente para seu treinador in-game. É inegável que o design combina muito com Marnie, um roedor fofinho que pode se tornar um próprio diabinho e vice versa. O que me deixou mais intrigado foi o funcionamento de sua habilidade: me parece ser algo por turno porém não consigo imaginar um mecanismo desse jeito sem algo para iniciar a mudança. Na questão competitiva, estou ansioso para ver se Morpeko se sairá tão bem quanto Pachurisu e Togedemaru em equipes de VGC mais diferentonas. Já está provado que com as ferramentas certas em um pika clone, pode-se fazer um estrago em adversários despreparados.
O roedor elétrico me lembrou muito Golisopod, um Pokémon que parece ter sido pensado exatamente para seu treinador in-game. É inegável que o design combina muito com Marnie, um roedor fofinho que pode se tornar um próprio diabinho e vice versa. O que me deixou mais intrigado foi o funcionamento de sua habilidade: me parece ser algo por turno porém não consigo imaginar um mecanismo desse jeito sem algo para iniciar a mudança. Na questão competitiva, estou ansioso para ver se Morpeko se sairá tão bem quanto Pachurisu e Togedemaru em equipes de VGC mais diferentonas. Já está provado que com as ferramentas certas em um pika clone, pode-se fazer um estrago em adversários despreparados.
Totalizando 16 novos Pokémon e 3 formas regionais, Agosto trouxe muitas possibilidades para Pokémon Sword e Pokémon Shield. Ao mesmo tempo, há menos de 100 dias do lançamento dos jogos, em 15 de Novembro, temos uma das menores contagens de Pokémon anunciados antes da estréia de novas gerações. Tenho a impressão de que o desenrolar de Sun e Moon não agradou as equipes da franquia e que a aposta para esse ano é de que os fãs descubram a maioria dos monstrinhos que farão parte da jornada por Galar durante a sua jogatina. Infelizmente ou felizmente, isso foi uma das questões debatidas pelos próprios fãs em gerações anteriores, o fato de chegarmos já sabendo de todas as surpresas tornou as gerações anteriores um pouco previsíveis demais (e claro, isso está relacionado com a diminuição do número total de Pokémon novos a partir de Pokémon X e Pokémon Y). Entretanto, não é correto afirmar que SwSh são uma dupla sem nenhum atrativo: além do novo vídeo de notícias no começo do mês, foi postado um novo gameplay de como serão os vilarejos da região de Galar, um vídeo explicando as novas mecânicas e demonstrando as novidades que estarão presentes nas batalhas. Os personagens parecem ser um dos pontos altos dessa geração também. Os pontos positivos são ainda mais exacerbados nos vídeos postados pelo canal oficial japonês, onde percebemos a potencialidade da personalidade que os jogos possuem. As formas galarianas, Obstagoon e Morpeko se alimentam dessas qualidades dos novos jogos, assim como adicionam uma nova camada de possibilidades competitivas.
Bibliografia utilizada
https://swordshield.pokemon.com/pt-pt/pokemon-galar-region/
Zizagoon, Linoone e Obstagoon (toda em inglês):
http://arts.brighton.ac.uk/__data/assets/pdf_file/0008/199655/Understanding-the-Politics-of-Punk-Clothing.pdf
https://zslpublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1469-7998.1978.tb03262.x
https://www.jstor.org/stable/4136?seq=1#page_scan_tab_contents
https://link.springer.com/article/10.1007%2FBF00302562?LI=true
https://twitter.com/JoeMerrick/status/1159393997221224449
https://www.cnet.com/news/theres-a-pokemon-inspired-by-gene-simmons-and-hes-taking-it-really-well/
Weezing Galariano (toda em inglês)
https://en.wikipedia.org/wiki/Rich_Uncle_Pennybags
https://en.wikipedia.org/wiki/Top_hat
https://www.npr.org/2002/12/11/873954/the-killer-fog-of-52
https://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/air-pollution-uk-worst-places-towns-cities-london-too-dangerous-to-breath-un-who-report-a8028566.html
https://www.bbc.com/news/health-41678533
https://www.bbc.com/news/health-35629034
Ler mais sobre (em inglês): http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/december/9/newsid_4506000/4506390.stm
Morpeko (toda em inglês):
https://hamsters-uk.org/nutrition/
https://pdfs.semanticscholar.org/bdd0/9adc46a6022e50bf39dc8fc42e8f333506a9.pdf
https://www.jstor.org/stable/3544946?seq=1#page_scan_tab_contents
https://en.wikipedia.org/wiki/Guinea_pig
https://en.wikipedia.org/wiki/Guinea_pig
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