#07 Ovelhas, corvos e lobos!
Depois de um Pokémon Direct no dia 05 de Junho e a passagem da E3 na semana seguinte, temos agora mais Pokémon representantes dessa nova região de Galar que vai ser explorada a partir do dia 15 de Novembro, em Pokémon Sword e Pokémon Shield. Como no momento em que os iniciais foram revelados, pretendo fazer uma pequena análise sobre os novos Pokémon e o que acho que eles podem se tornam dentro do universo dos jogos usando de base o que inspirou sua criação em nossa mundo. Claro, não participei da criação deles, então muito que será escrito aqui é parte de um grande chute das inspirações dos monstrinhos. As opiniões pessoais sobre eles ficaram perdidas dentro de cada bloco, mas tomei cuidado para não deixar que elas afetem muito a qualidade das pesquisas para as análises.
O mais novo senhor de todos os treinadores, Wooloo, já possui uma fanbase maior do que muitos Pokémon antigos (maior do que a do Simisear pelo menos) e é confortante ver um gif novo dele toda segunda-feira. Wooloo já se tornou o meu favorito de toda Galar, tanto que estou pensando até em pegar qualquer inicial e seguir jornada fingindo que Wooloo foi meu primeiro companheiro LOL.
O Pokémon Ovelha é descrito como amável, fofo e sem tempo para confusão, preferindo se retirar de um conflito. Sua lã é usada por muitos profissionais para fazer roupas, tapetes e outros artigos que dão fama a região de Galar. Após a leitura da página dele no site oficial e uma procura no catálogo das raçãs presentes no site da Associação Nacional Ovina do Reino Unido, encontrei uma bem parecida com Wooloo: o Ryeland. Ela começou a ser criada no século 12, é descrita com uma lã fofa que cresce ao redor de seu rosto, corpo e pernas, e também chama atenção por sua docilidade. Só de olhar em algumas imagens, senti o mesmo nível de fofura entre os dois, o que para mim é o termômetro certo de que essa pode ter sido uma das bases para o Pokémon.
O Pokémon Ovelha é descrito como amável, fofo e sem tempo para confusão, preferindo se retirar de um conflito. Sua lã é usada por muitos profissionais para fazer roupas, tapetes e outros artigos que dão fama a região de Galar. Após a leitura da página dele no site oficial e uma procura no catálogo das raçãs presentes no site da Associação Nacional Ovina do Reino Unido, encontrei uma bem parecida com Wooloo: o Ryeland. Ela começou a ser criada no século 12, é descrita com uma lã fofa que cresce ao redor de seu rosto, corpo e pernas, e também chama atenção por sua docilidade. Só de olhar em algumas imagens, senti o mesmo nível de fofura entre os dois, o que para mim é o termômetro certo de que essa pode ter sido uma das bases para o Pokémon.
Além do Ryeland, outras raças possuem descrições muito parecido com o flavor de Wooloo: Devon & Cornwall Longwool (que produzem MUITA lã, ao ponto de que até os filhotes são tosqueados), Shetland, Valais Blacknose e Teeswater, todos produtores de lã.
Mas o que Wooloo nos guarda para o futuro? É preciso entender que os Pokémon podem apresentar temas que nos dão dicas sobre o que iram se tornar ou como serão entendidos dentro da região. Se pensarmos na forma como Wooloo se insere nas paisagens de Galar, e em atributos já explorados como seu temperamento manso e a aversão por conflitos, eles se encaixam como perfeito componente da arte bucólica européia (pastoral art), que usa do pastoreio como principal elemento de narrativa. Esse movimento artístico se baseia em uma nostalgia, uma celebração de um momento passado, que é visto como inocente e natural, em contraste com o mundo cada vez mais urbanizado e cheio de mudanças políticas. Como Pokémon Normal de rotas iniciais, espero que Wooloo tenha pelo menos uma evolução (e infelizmente, não deve passar de uma evolução), e muito provavelmente eles podem se tornar algum tipo de carneiro de rebanhos, já que existem várias outras raças com aparências muito interessantes no Reino Unido, ou fauno/sátiro, representando a presença de elementos da mitologia greco-romana na arte bucólica.
Mas o que Wooloo nos guarda para o futuro? É preciso entender que os Pokémon podem apresentar temas que nos dão dicas sobre o que iram se tornar ou como serão entendidos dentro da região. Se pensarmos na forma como Wooloo se insere nas paisagens de Galar, e em atributos já explorados como seu temperamento manso e a aversão por conflitos, eles se encaixam como perfeito componente da arte bucólica européia (pastoral art), que usa do pastoreio como principal elemento de narrativa. Esse movimento artístico se baseia em uma nostalgia, uma celebração de um momento passado, que é visto como inocente e natural, em contraste com o mundo cada vez mais urbanizado e cheio de mudanças políticas. Como Pokémon Normal de rotas iniciais, espero que Wooloo tenha pelo menos uma evolução (e infelizmente, não deve passar de uma evolução), e muito provavelmente eles podem se tornar algum tipo de carneiro de rebanhos, já que existem várias outras raças com aparências muito interessantes no Reino Unido, ou fauno/sátiro, representando a presença de elementos da mitologia greco-romana na arte bucólica.
Os próximos Pokémon presentes no Direct formam a primeira linha evolutiva mostrada de Galar: Gossifleur e Eldegoss. Gossifleur, o Pokémon Florescer, e Eldegoss, o Pokémon Flor de Algodão, são do tipo Grass e continuam um tema recorrente de Pokémon baseados em flores.
Dessa vez, a região conta com monstros baseados em plantas do gênero Gossypium, também conhecidas como algodão. Na minha opinião, acho que a forma como eles foram desenhados deixou a desejar, principalmente Gossifleur. Me incomodou muito a desproporcionalidades entre a cabeça e o corpo, e a falta de alguma raíz ou estrutura que lembre pés. De qualquer forma, eles foram baseados em uma planta muito utilizado pelo ser humano, o algodão, que pertence a família das malváceas, assim como o cacau e a jaca, sendo Gossifleur a flor da planta e Eldegoss as sementes já com as fibras, que os humanos utilizam para fazer o tecido. Existe uma forte ligação entre estes Pokémon e a leveza, já que ambos podem ser dispersados pelo vento segundo o site oficial. Gossifleur é tão leve que o vento pode levá-los a longas distâncias e Eldegoss espalha suas sementes pela região, nutrindo o solo de Galar.
Evolutivamente, o algodão possui uma forma de dispersar sementes através do vento (chamada anemocoria), assim a planta consegue fazer com que seus "filhos" tenham uma distribuição maior (evitando a competição) e a possbilidade de explorar terrenos melhores.
Entretanto o propósito de suas fibras epidermicas (ou tricomas), o que chamamos algodão, é disputado: pode servir para auxiliar na dispersão por meio de aves também; proteger as sementes de dispersão prematura por repelir a água de chuvas leves (o que impede que a planta morra por falta de água depois); e agir como um tipo de "incubadora" natural para as sementes.
Ainda não sabemos se a linha evolutiva está completa, no futuro podemos conhecer uma evolução para Eldegoss e uma pré-evolução para Gossifleur, mas o ciclo de vida do algodão pode ser mais explorado no jogo completo, inclusive se o primeiro estágio acabar sendo uma semente com fibras de celulose ainda. Por enquanto, temos uma habilidade nova, Cotton Down, que torna o adversário mais lento caso ele ataque esses Pokémon. Outra informação interessante é que sua habilidade também pode ser Regenerator, e o YouTuber foofootoo explica nesse vídeo o que ela pode representar competitivamente.
Dessa vez, a região conta com monstros baseados em plantas do gênero Gossypium, também conhecidas como algodão. Na minha opinião, acho que a forma como eles foram desenhados deixou a desejar, principalmente Gossifleur. Me incomodou muito a desproporcionalidades entre a cabeça e o corpo, e a falta de alguma raíz ou estrutura que lembre pés. De qualquer forma, eles foram baseados em uma planta muito utilizado pelo ser humano, o algodão, que pertence a família das malváceas, assim como o cacau e a jaca, sendo Gossifleur a flor da planta e Eldegoss as sementes já com as fibras, que os humanos utilizam para fazer o tecido. Existe uma forte ligação entre estes Pokémon e a leveza, já que ambos podem ser dispersados pelo vento segundo o site oficial. Gossifleur é tão leve que o vento pode levá-los a longas distâncias e Eldegoss espalha suas sementes pela região, nutrindo o solo de Galar.
Entretanto o propósito de suas fibras epidermicas (ou tricomas), o que chamamos algodão, é disputado: pode servir para auxiliar na dispersão por meio de aves também; proteger as sementes de dispersão prematura por repelir a água de chuvas leves (o que impede que a planta morra por falta de água depois); e agir como um tipo de "incubadora" natural para as sementes.
Ainda não sabemos se a linha evolutiva está completa, no futuro podemos conhecer uma evolução para Eldegoss e uma pré-evolução para Gossifleur, mas o ciclo de vida do algodão pode ser mais explorado no jogo completo, inclusive se o primeiro estágio acabar sendo uma semente com fibras de celulose ainda. Por enquanto, temos uma habilidade nova, Cotton Down, que torna o adversário mais lento caso ele ataque esses Pokémon. Outra informação interessante é que sua habilidade também pode ser Regenerator, e o YouTuber foofootoo explica nesse vídeo o que ela pode representar competitivamente.
Drednaw, o Pokémon Mordida, é um Pokémon do tipo Water/Rock e o terceiro que combina tartarugas com esses tipos. Entretanto, diferente de Tirtouga e Carracosta, baseados em tartarugas extintas, ele muito provavelmente foi baseado em uma tartaruga do gênero Macrochelys, que habita a América do Norte e Central, com média de 70 cm e 80 quilos (sim, grande desse jeito). Algumas caracterítiscas da tartaruga-mordedora-aligátor (Macrochelys) estão presentes no design de Drednaw sem muita alteração: o seu casco cheio de "espinhos"; a presença de formações no bico que parecem dentes; e o pescoço indicando a possibilidade de retração da cabeça (indício do grupo Cryptodira no qual o gênero Macrochelys está inserido).
Como o nome já diz, essas tartarugas são conhecidas pela sua mordida e um estudo de hábito alimentar encontroupraticamente tudo que existia no rio muitas espécies de animais, principalmente peixes, mas também lagostins, moluscos, outras tartarugas, insetos e nútrias (também conhecidos como ratão-do-banhado), além de tatus, saruês, esquilos e porcos. Isso demonstra a natureza oportunista e carniceiras desses animais, o que pode ter sido traduzido pela brutalidade de Drednaw. Sinceramente, as minhas esperanças para Drednaw são maiores do que com Wooloo, já que para uma evolução Water/Dragon seria mais do que perfeita para um animal assim. Tenho um apreço pelos Pokémon do tipo Dragon que não são um lagarto com asas, acho que uma evo do Drednaw somaria ainda mais paro o time de Noivern, Goodra, Altaria, Dragalge e outros. Por enquanto, ficamos só com a informação de que ele será o Pokémon principal de Nessa (MELHOR LÍDER DE GINÁSIO ATÉ AGORA).
Como o nome já diz, essas tartarugas são conhecidas pela sua mordida e um estudo de hábito alimentar encontrou
O Pokémon Corvo, que eu carinhosamente apelidei de O Corvão™, tem tantas referências e curiosidades que enquanto escrevia até fiquei confuso sobre o que abordar. Acho que a melhor forma seria dividir entre a parte biológica e sua simbologia gótica.
Corviknight foram baseados no corvo comum da Eurásia e América do Norte (Corvus corax). Comumente conhecida, essa ave negra é extremamente generalista, e já foram vistos comendo de quase tudo. Se aproveitam de construções humanas para fazer o seu ninho e são aves muito inteligentes, capazes de aprender o que lhes é ensinado e repetir sequências com perfeição. Talvez seja por isso que são utilizadas como a forma de transporte áreo de Galar. Além disso, eles se parecem muito com os táxis britânicos, o que para mim deixa o sistema de transporte bem engraçado.
Segundo o site oficial, Corviknight é um Pokémon imponente que consegue evitar lutas com outros pássaros apenas com o olhar. É inegável que os corvos são um dos maiores símbolos da arte gótica na Europa. Inclusive um dos poemas que mais representa essa associação é O Corvo de Edgar Allen Poe, onde o personagem narrador é visitado por um corvo negro em uma noite escura, um verdadeiro mensageiro da morte. Enquanto o narrador é perfurado pelos olhos profundos da ave, o corvo repete uma mesma palavra que ressoa com os pensamentos do personagem. Essa capacidade de fala também está associada a inteligência dos corvos e uma relação que eles tem com a noite e a morte. Eles estão muito presentes na mitologia das ilhas britânicas, e um dos mitos mais interessantes é sobre Bran O Abençoado, o protetor da ilha. Muito associado a essas aves, pediu que sua cabeça fosse decepada e eventualmente teve ela enterrada onde agora se encontra a Torre de Londres, que desde então sempre é habitada por corvos. Uma superstição diz que, caso os corvos deixarem a Torre, o país irá cair. Será que veremos uma referência a isso na grande cidade ao norte de Galar? Além disso, Corviknight traz fortes inspirações de cavaleiros (vide seu nome e seu design), principalmente cavaleiros negros, o que reforça a simbologia gótica dO Corvão™. Muito provavelmente Corviknight foi o primeiro Pokémon de terceiro estágio evolutivo mostrado, ou seja, vamos conhecer no futuro suas pré-evoluções.
Para finalizar todos os Pokémon revelados, temos os lendários que iram protagonizar os primeiros jogos da nova geração da franquia. Eu fiquei muito feliz com o pequeno trailer especial que os dois receberam e mais ainda com o tanto de personalidade que cada um conseguiu mostrar durante os poucos minutos (e com os memes que resultaram do Pokémon Direct). Assim como aconteceu com Xerneas/Yveltal e Solgaleo/Lunala, não temos os tipos de Zacian e Zamazenta ainda. Pulando para parte especulativa, acredito que eles tenham um tipo em comum, se é Fighting ou Steel (ou Fighting/Steel), vamos descobrir mais tarde esse ano. Nem sempre os Base Stats dos lendários são o que a gente imagina no período de divulgação, mas o meu chute é de que Zacian vai ter ambos os ataques fortes, assim como a velocidade, e Zamazenta terá as duas defesas fortes e seu HP. Pessoalmente, fiquei impressionado com ambos os lobos: o Zacian é o típico design que eu não gostaria, a espada extra e a forma como ele carrega ela não tem um estilo "natural", mas me surpreendeu de forma positiva; já Zamazenta levou o prêmio e solidificou a minha vontade de escolher Pokémon Shield como versão, ele me lembrou da primeira vez que mostraram Xerneas (um dos meus lendários favoritos). Os detalhes que ambos têm nas armaduras ficaram muito bonitos, e apesar de não serem muito bem traduzidos no 3D para mim, dão uma ideia de fluidez nas artes em 2D que eu aprecio bastante.
Os lobos estão bem presentes na cultura do continente europeu, mas tentei buscar alguns elementos que acredito que possam remeter a Zacian e Zamazenta. Uma das teorias que mais se tem difundido no fandom é a de que eles representam os lobos presentes na mitologia nórdica. Os povos nórdicos, que historicamene influenciaram as ilhas britânicas, acreditavam que o monstro Fenrir, filho do deus Loki, era um lobo gigante que no fim dos tempos iria se libertar das amarras dos deuses e mataria o principal deus do panteão, Odin. Fenrir tinha dois filhos, Skoll e Hati, lobos gêmeos que perseguiam o Sol e a Lua e, quando conseguisse, eles devorariam os astros no Ragnarok, o apocalipse nórdico. Dois outros lobos chamados Geri e Freki também acompanham o deus Odin, que os alimenta com tudo a sua mesa enquanto só ingere vinho. O padrão de dois lobos pode ter sido o que inspirou os criadores a fazerem Zacian e Zamazenta o mesmo tipo de animal, e não duas espécies diferentes como nas regiões passadas. A associação de lobos com armaduras, e portanto espadas e escudos, vem da tradição de utilizar lobos como símbolos de casas e brasões figuras importantes da nobreza européia. A heráldica da Europa apresenta vários exemplos de lobos como mascotes em escudos e bandeiras, apresentando várias posições e cores diferentes, como cabeças de lobos, dois lobos juntos e outras combinações encontradas desde cerca de 1127.
Os lobos estão bem presentes na cultura do continente europeu, mas tentei buscar alguns elementos que acredito que possam remeter a Zacian e Zamazenta. Uma das teorias que mais se tem difundido no fandom é a de que eles representam os lobos presentes na mitologia nórdica. Os povos nórdicos, que historicamene influenciaram as ilhas britânicas, acreditavam que o monstro Fenrir, filho do deus Loki, era um lobo gigante que no fim dos tempos iria se libertar das amarras dos deuses e mataria o principal deus do panteão, Odin. Fenrir tinha dois filhos, Skoll e Hati, lobos gêmeos que perseguiam o Sol e a Lua e, quando conseguisse, eles devorariam os astros no Ragnarok, o apocalipse nórdico. Dois outros lobos chamados Geri e Freki também acompanham o deus Odin, que os alimenta com tudo a sua mesa enquanto só ingere vinho. O padrão de dois lobos pode ter sido o que inspirou os criadores a fazerem Zacian e Zamazenta o mesmo tipo de animal, e não duas espécies diferentes como nas regiões passadas. A associação de lobos com armaduras, e portanto espadas e escudos, vem da tradição de utilizar lobos como símbolos de casas e brasões figuras importantes da nobreza européia. A heráldica da Europa apresenta vários exemplos de lobos como mascotes em escudos e bandeiras, apresentando várias posições e cores diferentes, como cabeças de lobos, dois lobos juntos e outras combinações encontradas desde cerca de 1127.
Com a chegada dos primeiros jogos clássicos da franquia no Nintendo Switch se aproximando, esperamos que mais e mais novidades sejam reveladas. Depois de meses esperando mais informações, tivemos a primeira leva de notícias em Junho, mais informações sobre a região, personagens e novos Pokémon. Entre eles, conhecemos os mascotes de Sword e Shield, que juntos dos iniciais são os Pokémon mais "importantes" de Galar e que serão essenciais para a história dos jogos. Apesar de finalmente termos os nomes e designs desses Pokémon, muitas dúvidas também surgiram com a sua confirmação, assim como muita especulação sobre Wooloo, Gossifleur, Eldegoss e Corviknight. A cada anúncio, começamos a desvendar o quebra-cabeça que é a região de Galar e as criaturas que a habitam.
Nota: eu tinha colocado aqui os dois Pokémon revelados nas demos de SwSh que ficaram disponíveis na E3, porém como já temos mais um vídeo de novidades (08/07/2019) que anunciou oficialmente Yamper, vou deixá-lo para o próximo texto.
Bibliografia utilizada para cada Pokémon
Wooloo:
Nota: eu tinha colocado aqui os dois Pokémon revelados nas demos de SwSh que ficaram disponíveis na E3, porém como já temos mais um vídeo de novidades (08/07/2019) que anunciou oficialmente Yamper, vou deixá-lo para o próximo texto.
Bibliografia utilizada para cada Pokémon
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0921800905004623 (em inglês);
https://www.bbc.co.uk/sounds/play/p003c1cs (em inglês);
Gossifleur e Eldegoss:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4468292/mod_resource/content/0/Evolution%20and%20Natural%20History%20of%20the%20Cotton%20Genus.pdf (em inglês);
Drednaw:
https://bioone.org/journals/Southeastern-Naturalist/volume-5/issue-3/1528-7092(2006)5[443:FHOMTA]2.0.CO;2/Food-Habits-of-Macrochelys-temminckii-Alligator-Snapping-Turtle-from-Arkansas/10.1656/1528-7092(2006)5[443:FHOMTA]2.0.CO;2.full (em inglês);
POUGH, F. H. et al. Vida dos Vertebrados. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1999;
Corviknight:
https://www.iucnredlist.org/species/22706068/113271893#habitat-ecology (em inglês);
https://www.eapoe.org/works/poems/ravent.htm (em inglês);
https://www.enotes.com/homework-help/what-gothic-elements-raven-examples-from-poem-649324 (em inglês);
https://www.academia.edu/33038122/Symbolism_and_Gothic_elements_in_Edgar_Allan_Poes_The_Raven (em inglês);
https://treesforlife.org.uk/forest/mythology-folklore/raven/ (em inglês);
Zacian e Zamazenta:
https://en.wikipedia.org/wiki/Wolves_in_folklore,_religion_and_mythology#Germanic (em inglês);
https://www.wolfsongalaska.org/chorus/node/174 (em inglês).
https://www.bbc.co.uk/sounds/play/p003c1cs (em inglês);
Gossifleur e Eldegoss:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4468292/mod_resource/content/0/Evolution%20and%20Natural%20History%20of%20the%20Cotton%20Genus.pdf (em inglês);
Drednaw:
https://bioone.org/journals/Southeastern-Naturalist/volume-5/issue-3/1528-7092(2006)5[443:FHOMTA]2.0.CO;2/Food-Habits-of-Macrochelys-temminckii-Alligator-Snapping-Turtle-from-Arkansas/10.1656/1528-7092(2006)5[443:FHOMTA]2.0.CO;2.full (em inglês);
POUGH, F. H. et al. Vida dos Vertebrados. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1999;
Corviknight:
https://www.iucnredlist.org/species/22706068/113271893#habitat-ecology (em inglês);
https://www.eapoe.org/works/poems/ravent.htm (em inglês);
https://www.enotes.com/homework-help/what-gothic-elements-raven-examples-from-poem-649324 (em inglês);
https://www.academia.edu/33038122/Symbolism_and_Gothic_elements_in_Edgar_Allan_Poes_The_Raven (em inglês);
https://treesforlife.org.uk/forest/mythology-folklore/raven/ (em inglês);
Zacian e Zamazenta:
https://en.wikipedia.org/wiki/Wolves_in_folklore,_religion_and_mythology#Germanic (em inglês);
https://www.wolfsongalaska.org/chorus/node/174 (em inglês).
Comentários
Postar um comentário