#03 Choque de K-Pop 2018
No começo deste ano que se encerra eu tomei como desafio criar o costume de compilar as melhores músicas do ano em uma playlist a fim de guardar para o futuro os melhores frutos de cada k-colheita. Infelizmente, percebi que isso me fez esquecer do melhor dos outros anos para me focar no que aconteceu nesses 12 meses. Enfim, como já estamos no último mês e aparentemente nenhum grupo que me chame atenção está sinalizando de que vai voltar, aparentemente está na hora de apresentar o produto final para o mundo. A lista vai continuar a ser atualizada durante o mês e até nos próximos meses, caso eu ache algo que passou batido e mereça entrar para a memória. Dentro de mais de 3 horas de música, alguns lançamentos receberam mais atenção dos meus ouvidos que outros e fazer uma descrição de todas as músicas seria bem cansativo de ler e fazer também. Então eu tive a brilhante ideia de falar só das que eu mais gostei, tanto em questão de música, como de comeback e projeto inteiro. Atenção: a maioria da lista é composta por artistas femininos, fica a dica de que não irá encontrar altos pancadões masculinos, apenas alguns casos seletos.
Uma boa lista de música na internet merece a sua pitada de comédia, então vamos lá com os títulos de prêmios bagaceiros para as votações de kpop de blogs de música. SIMONE SOLTA AS CATEGORIAS:
MELHOR ATO QUE SAIU DO I.O.I
CHUNGHA - Roller Coaster (Offset)
A primeira música da lista, e inclusive a primeira música a receber elogios aqui, foi lançada em 17 de Janeiro juntamente com 4 outras faixas no EP "Offset". Acredito que essa música levou a Chungha para um direcionamento ótimo na sua carreira solo, que continua tendo muito potencial e cada vez mais se aproxima de se consolidar como uma das poucas cantoras coreanas que conseguem se manter sem um grupo. Inclusive Pretty U, o comeback de verão dela, quase conseguiu o first win da carreira dela. Mas voltando a falar de Roller Coaster, a música em si é muito boa (sempre dá vontade de dançar quando a playlist acaba e volta pro início), sendo uma das poucas combinações de EDM e K-Pop que não acabou enjoativa depois dos últimos dois anos; o MV é uma maravilha, principalmente as danças em neon e a parte da projeção estilo We Found Love; a dança é a que saiu prejudicada na minha opinião devido as roupas atrapalharem os movimento sutis, mesmo assim é de ótima qualidade. Se a verdadeira ganhadora da 2ª temporada de Unpretty Rapstar é a Heize devido ao estrondoso sucesso que tem feito, a verdadeira ganhadora de Produce 101, e consequentemente I.O.I, é Kim ChungHa.
Outros indicados: Get It - Pristin V; The Boots - Gugudan; Crush - Weki Meki;
Outros indicados: Get It - Pristin V; The Boots - Gugudan; Crush - Weki Meki;
MELHOR SUBUNIT
LOONA yyxy - love4eva (Beauty&the Beat)
Em mérito de subunits, 2018 provavelmente poderia ter se saído melhor. Porém, entre Pristin V, Oh!GG (lê-se o que restou de SNSD na SMEnt.) e a última subunit do projeto de pré-debut do LOONA, deu para curtir legal e manter viva a tradição de diagrama de Venn dos K-Pop mostrando mini-grupo dentro de grupo maior. Vou ser sincero, quando saiu o teaser de LOONA youth youth by young eu surtei bastante. A mistura de todas os solos das últimas 4 meninas, que eu tinha acompanhado desde Setembro, me marcou como fã do projeto; era como se tivesse chegado o clímax antes do fim de uma era. Love4eva me surpreendeu devido a sonoridade díficil de compreender dentro do espectro Love&Live de um lado e Girl Front do outro, parecia que a música pulava de um lado para o outro a cada ouvida, cada vez com uma interpretação nova. O EP em si, Beauty&the Beat, possui a melhor intro do ano (dal segno), junto com uma das melhoras b-sides do grupo (rendezvous 18.6y). O MV trás elementos sinistros para a música, tornando-a a mais sombria de todos os lançamentos do grupo, e amarra a narrativa da última subnit com um laço cheio de mistério que até brilha no escuro.
Outros indicados: Get It - Pristin V; Lil' Touch - Oh!GG;
MELHOR SOLO
HA:TFELT - Pluhmm (Deine)
Primeiramente, maldito blogger que não me deixa colocar o MV original dessa obra de arte. Segundamente, acho que não ia ver Wonder Girls aqui? ACHOU ERRADO, OTÁRIO! Pluhmm se tornou a minha música preferida da HA:TFELT justamente por ser a mais relax de todas, ela provou que também consegue ser leve como artista solo! Com lançamentos muito pesados emocionalmente no passado, HA:TFELT volta simplesmente com uma música vibes onde ela só quer conhecer o crush melhor e se divertir pela noite. Um adicional a maestria da letra é que segundo minha mãe a música tem muita influência da bossa nova, o que é mais um ponto para a senhorita Park YeEun. O MV traz uma nova cara para a antiga HA:TFELT filha do expressionismo alemão, sendo bem mais brincalhona com as cenas e mais sexy sendo vulgar, com referências a sua casa no Pottermore e uma banheira cheia de monange. É 10/10 minha gente. Vou ser sincero, ganhar de Dally como solo do ano não é para qualquer um não. Infelizmente, comparada a title, a b-side Cigar fica bem apagadinha e não impressiona muito.
Outros indicados: Dally - Hyolyn; Touch - Sori feat. Basick;
MELHOR DEBUT
LOONA - Hi High ([++])
You know it's been a long day
I haven't seen you today
You're somewhere
I'm sure ...
Finalmente, o debut do ano. A jornada que começou em Outubro de 2016 finalmente acaba/começa em Agosto de 2018 com o debut do primeiro grupo da BlockBerry Creative, LOONA (ou Garota do Mês). O projeto que atraiu atenção do mundo inteiro, e que segundo a prória BBC virá de alguma forma, nem que seja por projeção numa sala de cinema para o Brasil. O debut de LOONA, como elas adoram um esquenta, na verdade começou com o lançamento de favOriTe umas semanas antes, mas é com Hi High que elas lançam o seu primeiro EP com as 12 integrantes: [++]. No quesito de música, concordo com o PD do canal Form of Therapy quando ele diz que a mistura certa de todas as integrantes resultaria em um som que lembrasse as subunits mas teria uma cara muito mais pop, e Hi High é bem isso com um ritmo acelerado e aquelas letras bobinhas de músicas românticas (elas também levam a categoria de verso do ano com "O amor é mais difícil do que vestibulares"). Foi um alívio tão grande ver todo mundo junto que só consigo definir o MV como feels, muitas feels~. Gostaria de destacar que a minha parte preferida são cenas que mostram o caráter interconectado do Loonaverse, principalmente o momento do high five da Choerry e Hyunjin que é escutado pelas juventude juventude por jovens yyxy lá na dimensão do Éden. É muito lindo ver tudo se alinhando depois de tanto tempo e o sucesso em vendas que o álbum teve me emocionou bastante também. AGORA VEM COMEBACK OU REPACKAGE.
Outros indicados: LaTata - (G) I-dle; La Vie en Rose - IZ*ONE;
MELHOR PROJETO
Sunmi - WARNING
Mais um vídeo de Wonder Girls bloqueado pelo blogger, eu vou processar alguém!
O fim de uma era sempre abre caminhos para outra jornada. Isso é o que se pode tirar de conclusão da carretira da Sunmi como cantora. Após o sucesso de Gashina em 2017 e Heroine no começo do ano (ambas presentes na tracklist de WARNING), a artista da MakeUs lançou seu primeiro corpo de trabalho dentro da empresa, e não desapontou. Um dos motivos desse EP ter me chamado atenção é que cada uma das músicas poderia ter recebido um MV e ter tido uma estética que conversava dentro do universo da trilogia, já que até teaser cada uma recebeu. A intro do projeto, Addict, é um tapa na cara de todo mundo que enche o saco dela sobre qualquer coisa (na minha opinião principalmente aparência, mas ela fala sobre isso em outras músicas), deixando bem claro que quem manda nessa bagaça é ela. A música de promoção da vez, Siren, se tornou a minha música pós-JYP favorita da Sunmi, mas também me deixou triste por um motivo: a própria disse que escreveu ela na época em que Wonder Girls estava vivo e tinha alto potencial como quarteto. Isso me entristesce por mostrar que elas estavam prontas para investir energia e talento enormes para o grupo continuar dando certo, e no final acabou por falta de suporte e o azar da situação mesmo. Bem, com essa informação em mente, consigo entender a estrutura da música melhor e dá até para perceber onde o possível rap se encaixaria no break ("e a Yubin entrava AQUI!"). Aí entra Curve, que para mim é a melhor do projeto: letra, melodia e vibe perfeita. A vida às vezes tem curvas, igual a rua e o corpo de uma mulher. Eu consigo imaginar a Yubin em um remix dessa música perfeitamente, acho que a voz dela conversa muito com o estilo da música. Depois vem Black Pearl, com a letra mais bonita desse ano, trazendo de forma melódica temas como saúde mental e autoconfiança que afetam tanto a artista, como sua fanbase jovem. Secret Tape termina o EP e só tenho amor por essa música, uma despedida que poderia ser uma música de 3 minutos mas infelizmente é só um outro. WARNING deixa o aviso: quem quiser ficar no lista de melhores artistas solo deve apresentar um trabalho de respeito.
O fim de uma era sempre abre caminhos para outra jornada. Isso é o que se pode tirar de conclusão da carretira da Sunmi como cantora. Após o sucesso de Gashina em 2017 e Heroine no começo do ano (ambas presentes na tracklist de WARNING), a artista da MakeUs lançou seu primeiro corpo de trabalho dentro da empresa, e não desapontou. Um dos motivos desse EP ter me chamado atenção é que cada uma das músicas poderia ter recebido um MV e ter tido uma estética que conversava dentro do universo da trilogia, já que até teaser cada uma recebeu. A intro do projeto, Addict, é um tapa na cara de todo mundo que enche o saco dela sobre qualquer coisa (na minha opinião principalmente aparência, mas ela fala sobre isso em outras músicas), deixando bem claro que quem manda nessa bagaça é ela. A música de promoção da vez, Siren, se tornou a minha música pós-JYP favorita da Sunmi, mas também me deixou triste por um motivo: a própria disse que escreveu ela na época em que Wonder Girls estava vivo e tinha alto potencial como quarteto. Isso me entristesce por mostrar que elas estavam prontas para investir energia e talento enormes para o grupo continuar dando certo, e no final acabou por falta de suporte e o azar da situação mesmo. Bem, com essa informação em mente, consigo entender a estrutura da música melhor e dá até para perceber onde o possível rap se encaixaria no break ("e a Yubin entrava AQUI!"). Aí entra Curve, que para mim é a melhor do projeto: letra, melodia e vibe perfeita. A vida às vezes tem curvas, igual a rua e o corpo de uma mulher. Eu consigo imaginar a Yubin em um remix dessa música perfeitamente, acho que a voz dela conversa muito com o estilo da música. Depois vem Black Pearl, com a letra mais bonita desse ano, trazendo de forma melódica temas como saúde mental e autoconfiança que afetam tanto a artista, como sua fanbase jovem. Secret Tape termina o EP e só tenho amor por essa música, uma despedida que poderia ser uma música de 3 minutos mas infelizmente é só um outro. WARNING deixa o aviso: quem quiser ficar no lista de melhores artistas solo deve apresentar um trabalho de respeito.
Outros indicados: Olivia Hye - LOONA; [++] - LOONA;
MELHOR AMOR DA MINHA VIDA
YUBIN - Thank U Soooo Much (#TUSM)
Eu estava esperando pelo comeback da Yubin desde o seu debut solo. Em Lady (lançada em Junho), a mulher que me fez começar a escutar esse "gênero" apresentou um conceito diferente do que esperado pelo público. Ao invés de ser badass e girlcrush, ela voltou como a senhorita urbana que escuta todos os minutos de Plastic Love e aproveita a fantasia retro asiática (em contrapartida ao retro americano que o grupo possuía). Apesar de eu ter gostado muito da música e apoiar a liberdade dos artistas, principalmente daqueles que eu gosto muito, não foi a música que mais me atraiu no mês, mesmo ainda sendo fresca e não repetitiva como o K-Pop tende a ficar com o tempo. Os meses foram se passando e a promessa de comeback começou a ficar mais forte, de repente ela pintou o cabelo, depois já saiam notícias de MV gravado, posts no instagram sobre as gravações e por fim o primeiro teaser. Em seguida o MV e depois de uma semana e meia quase porra JYP, as três música prometidas no Spotify. #TUSM consolidou meu amor pela Yubin de uma forma muito concreta, e mesmo abandonando o estilo rapper pesadão, eu ainda me apaixono por essa mulher com o carisma forte no palco e a musicalidade dela durante o EP. O MV poderia receber a categoria de melhor do ano mas não quero ser justo e comparar outros possíveis indicados a categoria. Thank U Soooo Much salvou um ano que eu nem sabia que precisava ser salvo. Quero todo mundo agradecendo a Yubin por isso.
Bom, e é isso. Queria criar uma categoria para exaltar Stylish como a melhor música do ano mas acho que isso seria demais e já estou com vontade de postar esse texto. Resumindo tudo, na questão de artistas feminos os K-Pop se deu muito bem esse ano. Caso você ache que as minhas opiniões não valem de nada, eu gostaria que você primeiro entendesse que um texto com referência a Choque de Cultura no minímo tem um pé mais no humor do que na crítica musical séria (e olha só! Eu não sou um crítico musical profissional, então não precisa se preocupar em ler esse texto na Billboard), mas também comentasse quais os pontos de discordância ou o que achou que faltou para que a famosa "conversa sobre o assunto" (C) acontecesse sem falta de educação. No mais, segue as menções honrosas.
Bom, e é isso. Queria criar uma categoria para exaltar Stylish como a melhor música do ano mas acho que isso seria demais e já estou com vontade de postar esse texto. Resumindo tudo, na questão de artistas feminos os K-Pop se deu muito bem esse ano. Caso você ache que as minhas opiniões não valem de nada, eu gostaria que você primeiro entendesse que um texto com referência a Choque de Cultura no minímo tem um pé mais no humor do que na crítica musical séria (e olha só! Eu não sou um crítico musical profissional, então não precisa se preocupar em ler esse texto na Billboard), mas também comentasse quais os pontos de discordância ou o que achou que faltou para que a famosa "conversa sobre o assunto" (C) acontecesse sem falta de educação. No mais, segue as menções honrosas.
Menções honrosas: queria parabenizar o IZ*ONE pelo debut com La Vie en Rose, me fazendo engolir a formação do grupo com água de rosas; queria parabenizar também o CLC pela prévia de La Vie en Rose que tomaria o lugar de Pepe como melhor single do grupo, meus pêsames pela sacanagem feita com o comeback de vocês; palmas ao Pristin V por apostarem em um girl crush necessário nesses tempos de monopólio pelas BlackPink e (G)I-DLE; (G)I-DLE teve um dos melhores primeiro comeback de grupos dessa geração com uma música super madura para as meninas e mesmo assim teve uma execução muito boa, parabains também; queria desejar sucesso internacional para as Pinkpunk e JUÍZO na cabeça do YG, vê se promove essas meninas certo; tomara que AOA se encontre nessa nova fase delas porque Bingle Banlge ain't it chief; gostaria de parabenizar a Sori por Touch também; outra pessoa que merece uma salva de palmas esse ano é quem fez o refrão de Crush do Weki Meki; também extendo os meus parabéns para quem escreveu Oh! My mistake, amei a farofa que me fez engolir o April depois de anos tentando; e por último parabéns ao Celeb Five por fazer uma música meme que eu gostei de verdade.
TUDO ISSO E MUITO MAIS NA LISTA COM TODOS OS SONS MANEIROS QUE EU ACHEI ESSE ANO:
E, finalmente, PIOR MÚSICA DO ANO: RBB - Red Velvet.
TUDO ISSO E MUITO MAIS NA LISTA COM TODOS OS SONS MANEIROS QUE EU ACHEI ESSE ANO:
E, finalmente, PIOR MÚSICA DO ANO: RBB - Red Velvet.
Comentários
Postar um comentário