#26 Hiato e outras tradições natalinas
#26 Hiato e outras tradições natalinas
Twitter: @NEscapism
O ano de 2020 não foi muito bom para o blog (e não só para ele né). Eu me diverti muito escrevendo os textos que postou, porém ocorreram várias situações que me fizeram perder a frequência de postagem que eu tinha. Em alguns casos foi falta de organização, e em outros um bloqueio ao tentar avançar as ideias que eu já tinha acumulado do ano passado. A parte boa de 2020 é que o número de seguidores no twitter (uma das formas de medir quem recebe os textos daqui) aumentou e novas ideias de textos também foram surgindo esse ano, ideias bem interessantes que pretendo alimentar com mais calma.
Então, pela necessidade de regar essas sementes, pretendo dar uma pausa. O lado feliz é que esse hiato já tem início e fim, ele se inicia oficialmente depois da postagem desse texto (Novembro de 2020), até o mês de Abril de 2021, quando as atividades aqui retornarão com a resenha da segunda parte do Expasion Pass de Pokémon Sword e Pokémon Shield: Crown Tundra. A escolha do texto de volta e do mês de retorno é proposital: como Abril foi o primeiro mês em que um texto sobre Pokémon Sword e Pokémon Shield foi postado (#05 Novos companheiros em Galar!), é justo voltar na mesma época para celebrar o final dos jogos.
Enquanto o blog não recebe posts inéditos, os textos antigos serão atualizados dentro de um esforço de padronizar o estilo. O perfil no Twitter do blog (@NEscapism) também vai continuar sendo atualizado, e podemos nos falar por lá por enquanto. Pretendo compartilhar as postagens mais antigas para que mais gente conheça o que já foi feito aqui.
Portanto, para não terminar o ano sem nenhum conteúdo, eu decidi fazer uma tag especial de Natal (Dezembro está quase chegando, né?) pela primeira vez. Eu encontrei as perguntas em um site português, então já fica avisado que a grafia das perguntas pode soar esquisita para os brasileiros. Vamos para a exposição desnecessária sobre o minha vida?
Qual é o teu filme de natal favorito?
O meu raciocínio é o seguinte: se o próprio filme se passa no Natal, mesmo que ele não tenha sido lançado na época do feriado, ele pode ser considerado um filem natalino. Portanto, a minha escolha é As Crônicas de Nárnia: O Leão, A feiticeira e O Guarda-Roupa, e eu tenho até a a hálibi do Papai Noeal aparecer no filme para dar presentes às crianças. Gosto de rever esse filme porque ele é um dos meus favoritos de fantasia, adiciona coisas muito legais a história do livro, é cristão igual o feriado e libera uma dose pesada de Nostalgia no meu Sistema Nervoso Central. Inclusive foi o filme que eu mais vi no cinema (4 vezes).
Onde costumas passar o natal?
Eu passo os meus Natais em casa. De preferência dormindo na sala com os colchões no chão devido ao calor. Os únicos Natais que eu não segui essa tradição foram esquisitos, ruins ou eu não me lembro (eu já fui em uma festinha natalina muito divertida com amigos, mas não lembro agora se era na noite de aniversário do baby Jesus). Fica um alerta para a minha falta de memória, algo que irá se repetir muito nesse texto.
Qual é a tua música de natal favorita?
Se a rapper Khia não tivesse sido transfóbica com sua ex-colega de programa eu poderia fazer um top 3, mas agora são só duas: The Carol do LOONA e 12시 25분 Wish List do f(x). Recomendo muito as duas. Outro clássico natalino é "Leona Vingativa em: Um conto de Natal (Só é Natal Se Eu Comer Peru)", um presente do Pará para a humanidade.
Abres os presentes na véspera de Natal?
Ultimamente não tem feito muita diferença, já que eu acabo me dando a maioria dos presentes. Entretanto, quando eu era mais novo, era obrigatório esperar até a manhã de Natal. E sendo sincero não acho que seja tão ruim assim, afinal a manhã de Natal é um momento melhor para avaliar o que você ganhou com calma.
Por que tradições estás mais ansioso este natal?
A grande tradição de esquecer a incidência crônica de diabetes no histórico familiar por uma noite e comer sorvete, bolo e salgadinhos a vontade. Mas sempre tomando bastante água para diluir tudo, obviamente (risadas aqui).
Outra tradição que foi importantissíma ano passado foi acompanhar o especial de natal da Vevsvaladares (Lista de especiais de Natal) e fazer out of context de cada video.
Tens uma árvore de natal verdadeira ou falsa?
Acho que a família já passou por todas as fases. Costumávamos montar árvores de plástico, depois minha mãe arranjou um mini pinheirinho (que eu não tenho certeza agora se era realmente um pinheirinho ou um arbusto que só se parecia um pinheiro em miniatura) e agora estamos na fase de não montar mais nada. O presépio também sofreu reduções drásticas de tamanho, mas continua presente em escala menor.
Qual é o teu doce/comida favorita de natal?
Eu esperava o ano inteiro para comer brigadeirão (ou pudim de chocolate) e uma receita de gelatina colorida com leite condensado que parecia um mosaico. Apesar de algumas famílias entenderem o panetone como comida de Natal, aqui em casa sempre compramos panetone durante o ano inteiro, e ele é mais barato fora de época se você procurar os feitos no mercado mesmo (já achei uns por 6 reais ou menos). Na minha humilde opinião o panetone é tão gostoso quanto o bolo e seve como uma versão diferente de pão doce. Sua única fraqueza é não vir na forma salgada (tenham respeito pela mãe de vocês e nem tentem). Ou seja, panetone é bom de qualquer jeito e eu acabei falando muito de uma coisa que eu nem como muito no Natal. Acho que no final eu descobri que dá para comer todas essas o ano inteiro, então meio que não sobrou mais receita especial para o dia do Papai Noel. Aliás, vocês também acham que existe uma campanha para tornar o panetone trufado o novo ovo de Páscoa? Ou é só uma impressão minha?
Sê honesto, preferes dar ou receber presentes?
Olha, depois que eu descobri que dar presentes é uma das minhas formas de demonstrar afeto, mesmo que a minha memória não me ajude muito a lembrar o que eu já dei para as outras pessoas, eu comecei a apreciar mais o processo de pensar em alguma pessoa querida e tentar descobrir qual o melhor presente. E nem sempre é o mais caro, as vezes um presente mais barato pode ser muito marcante e útil.
Junto com essa descoberta veio o entendimento de que eu lembro mais de um presente que tenha sido especial para mim, então diria que receber presente também deixa meu coração quentinho.
Qual é o melhor presente que recebeste?
Eu lembro de presentes de aniversário que me marcaram bastante, mas não de presentes de Natal. O máximo que vou conseguir lembrar agora são vagas memórias de ganhar um patinete quando era mais novo e vários brinquedos de 1,99, que formaram uma das manhãs de Natal mais legais que eu tive. Além disso eu lembro de "ganhar" uma jarra de vidro em um amigo da onça (ou seja, roubar de outras pessoa dentro das regras do jogo) que quebrou não muito tempo depois.
Qual o lugar de sonho que gostarias de visitar no Natal?
Qualquer lugar no hemisfério sul. Se for perto da água é um bônus.
Fugindo só um pouquinho, eu tenho vontade de passar o ano novo em lugares mais distantes, que tenham uma cultura de ano novo mais diferente. E por isso acho que passar o Natal em lugares como China e Havaí não seria nem um pouco ruim, além de ser mais fácil de economizar com passagem.
Momento mais memorável das férias de natal?
Eu gosto das férias de Natal porque eu não tenho que fazer absolutamente nada. Sempre nas férias de Julho sobra algo ou não dá tempo de descansar por serem muito curtas, mas o mês de Dezembro é famoso por ser um ócio bem gostosinho. É uma pena que não vai rolar descansar depois de tudo que aconteceu esse ano. Pensando em momentos que eu gostaria de viver durante as férias de Natal, acho que passar mais que uma tarde com os amigos seria legal.
Como é que soubeste a verdade sobre o pai natal?
Para ser sincero eu nem lembro quando parei de acreditar nele. Mas eu lembro de uma noite de Natal em que deve ter sido um motor para essa descoberta. Eu lembro de ter me sentido um pouco triste de não ter ganhado nenhum presente porque foi em na casa de outra família, e refletindo agora deve ter sido o momento em que eu finalmente percebi que o Papai Noel era só um tio aleatório.
És uma pró a embrulhar ou um fail completo?
Eu sou do time sacola de papel grampeada (ou pelo menos gosto de fingir que sou). O que importa é o presente que você comprou, não suas habilidades de manusear papel de embrulho.
Espero que ler sobre a minha falta de retenção de memória tenha sido interessante. Desejo o melhor fim de ano possível para todos. Muito obrigado pelo apoio e até o ano que vem.
Comentários
Postar um comentário